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O que são infoprodutores?

A figura dos infoprodutores nasceu há alguns anos e se manteve em destaque na internet até os dias de hoje.

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez maior em nossas vidas, e os infoprodutores são um reflexo bem claro disso. Sendo os personagens principais na criação, disseminação e organização de informações no mundo virtual, os infoprodutores são profissionais sem precedentes e que podem confundir àqueles que tentam compreendê-los fora de contexto.

Por isso, hoje a Orconsil vai tentar explicar melhor o que são os infoprodutores, como é a carreira de uma pessoa nessa área de atuação e alguns outros detalhes que orbitam a temática. Qualquer dúvida que tenha ao fim da leitura, não hesite em falar com especialistas Orconsil.

Quem são os infoprodutores? O que fazem?

Por definição, os infoprodutores são pessoas que produzem conteúdo e informação para a internet. É da união das palavras “informação” e “produtor” que nasce o nome desse tipo de atuação. Portanto, existem tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas que atuam no mercado gerando produtos digitais, costumeiramente de cunho educacional. Ou seja, e-books, webnários, cursos online, softwares educativos e seus respectivos acessos, até mesmo podcasts.

Portanto, infoprodutores ganharam destaque no mercado por conta de uma dor compartilhada por grande parte da população: o mundo digital é tão democrático que dá acesso a qualquer tipo de informação no palco virtual. Para encontrar informações de qualidade, um esforço imenso deve ser feito, checando fontes, organizando bibliografias e mais.

O que os infoprodutores solucionam?

Surgem os infoprodutores enquanto personalidades confiáveis em meio ao caos de informações que existe na internet, essas pessoas irão oferecer conteúdos de forma segura, bem fundamentada e realmente capazes de ensinar aquilo que se propõem, tirando as dúvidas de quem pesquisa.

Infoprodutores seriam, portanto, uma espécie de especialista reconhecido que se dispõe a compartilhar seus conhecimentos em troca do pagamento de um valor. Mais abaixo você também vai entender mais sobre um dos elementos mais importantes da relação Infoprodutores & Pessoas consumidoras: a credibilidade.

O caminho trilhado pelos infoprodutores

Destacar-se no mundo virtual não é nada fácil, então um dos primeiros passos dos infoprodutores é conseguir construir o próprio palco e o próprio público. Por isso, muitas pessoas dão seus primeiros passos em plataformas como o TikTok, onde compartilham parte do conteúdo de forma gratuita.

Outros, recorrem a plataformas mais convencionais e clássicas, como o Instagram, Twitter ou Facebook. Qualquer que seja a plataforma, a escolha dela deve estar diretamente ligada ao público que se deseja angariar. O TikTok, por exemplo, tem uma gama de usuários mais jovem que o Kwai. Por fim, o Twitter é mais alternativo que o Facebook.

Desse modo, conversar com o público correto e ter a abordagem de marketing ideal são iniciativas indispensáveis para construir o público de maneira correta e inteligente. Além disso, essas são maneiras de aumentar a taxa de conversão (que é o índice em porcentagem de quantas pessoas que conhecem sua marca se tornam consumidores objetivos), e diminuir o investimento em marketing pago.

Que tipo de conteúdo os infoprodutores criam?

Como discutido previamente, infoprodutores podem atuar em diversos ramos da produção de conteúdo, alguns deles seriam:

  • Cursos Online: Quer seja de maneira individual, ou usando plataformas já reconhecidas no mercado, como a Udemy e a Coursera – Infoprodutores podem criar e comercializar seus cursos nessas plataformas. Para isso, paga-se apenas uma parcela de seus ganhos para a plataforma onde o conteúdo é sediado, mas também gozando da segurança conferida pelas transações internas do site;
  • Webinários e Podcasts: Webinários podem ser lançados em diversas plataformas, até mesmo no Google Meets. Podcasts, por outro lado, exigem outro tipo de estrutura. No entanto, ambos atingem públicos semelhantes e criam um canal de comunicação mais próximo com as pessoas contratantes. Além disso, oferece também uma relação mais longeva entre os infoprodutores e as pessoas que compram os acessos aos produtos;
  • Plataformas online e Softwares: Existem diversas ferramentas digitais que também podem ser usadas para receber infoprodutos. Aplicativos e softwares podem ser desenvolvidos para tal, com provas já na própria estrutura do aplicativo ou da plataforma. Contudo, esse tipo de produto é um pouco mais caro para aqueles que não têm conhecimento de desenvolvimento de produto;
  • E-books: Uma versão virtual do maior totem do conhecimento na história – os livros. E-books são uma maneira eficaz de disseminar conteúdo, sendo ele bastante acessível a todos os públicos e portátil. O lado negativo é que a pirataria é bastante facilitada, e cópias podem ser feitas sem muito esforço;
  • Marketplaces: Por fim, existem ainda os marketplaces, onde diversos infoprodutos podem ser vendidos de uma maneira completa, numa espécie de pacote. Aqui, tanto cursos completos como e-books e acesso a plataformas podem ser oferecidos a um preço estipulado pelos infoprodutores.

Invista em credibilidade

A credibilidade é, talvez, o elemento principal da carreira dos infoprodutores. Sem ela, não há como convencer pessoas de que seu produto realmente vale um investimento e difere daquele oferecido gratuitamente na internet. Por isso, construir uma reputação sólida, demonstrar certificação e experiência e ser transparente com relação ao feedback de vendas anteriores dos produtos são algumas das principais formas de ter credibilidade.

Uma vez que você criou o produto, estipulou a plataforma ou o mecanismo de venda e colocou o marketing em andamento, é importante também atentar-se às obrigações fiscais. Afinal, infoprodutores se encaixam nas determinações estatais de produtores de conteúdo e devem se regularizar perante o Estado.

A Orconsil pode lhe auxiliar nesse processo de regularização

A Orconsil é a contabilidade digital facilitada, capaz de agilizar sua rotina e garantir que sua empresa está sempre em dia com as obrigações contábeis. Com especialidade em Infoprodutores, a Orconsil conta com uma vasta bagagem de experiência na área, tendo oferecido soluções em contabilidade para empresas dos mais diversos setores por mais de 5 décadas.

São 50 anos oferecendo o que há de mais recente no conceito de contabilidade, gestão financeira e contabilidade consultiva. Empresas mais rentáveis, mais lucrativas e sempre em concordância com a legislação vigente.

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