O ano de 2023 termina em algumas semanas, e a importância aos Impostos 2024 já começa a chamar atenção. Declarar impostos de maneira correta é sempre uma das prioridades de qualquer pessoa empreendedora que deseja evitar o pagamento de taxas e multas.
No presente artigo, a Orconsil procurará explicar da maneira mais clara possível, como realizar a declaração de impostos em 2024 de forma fácil e eficaz. Garanta que sua experiência será a menos estressante possível e que estará minimizando os riscos de erros ao máximo.
Se ao fim da leitura lhe restar alguma dúvida a respeito da temática, converse com uma das pessoas especialistas da Orconsil.
A forma mais fácil de declarar Impostos 2024
Anualmente, em torno dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, um assunto quase esquecido volta a habitar os noticiários – a declaração de impostos anual. Em 2024 não é diferente, e alguns pontos de atenção podem ajudar nesse momento de declaração. Se atente bem aos elementos que listamos logo abaixo e garanta que terá um processo simples.
Atualize-se e leve em consideração a nova legislação
Em 2023, algumas das normas que regiam os tributos e alíquotas foram alteradas integral ou parcialmente. Sobretudo, com atualizações que começam a valer em 2024, a exemplo do aumento do ICMS que deve acontecer em alguns estados, é necessário se atentar a tais obrigações, para não ocorrerem problemas e complicações na declaração dos Impostos 2024.
Foco na documentação
Se sua empresa ainda não faz uso de softwares de contabilidade, ou se ainda não conta com pessoas especializadas em contabilidade para prestar assessoria, não existe um momento antecipado demais para começar a unir a documentação que será usada na declaração de Impostos 2024.
Ao mesmo passo que se inicia essa reunião documental, já se pode pensar também no investimento em uma assessoria contábil, ou na compra de um produto eletrônico capaz de auxiliar no processamento de dados contábeis, organizando dados financeiros e gerando relatórios mais precisos. Dessa maneira, essa última decisão está mais vinculada a uma empresa que conta com um setor contábil interno, caso contrário, é mais recomendável contar com uma assessoria contábil terceirizada que já tem acesso a tais softwares.
Antecipe-se
É muito comum que tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas esperem a aproximação do prazo para realizar a declaração dos impostos. No entanto, quanto mais antecipada for a declaração, mais benefícios pode-se ter. No caso de pessoas físicas, essas terão acesso ao reembolso de forma antecipada, logo nos primeiros lotes.
Para pessoas jurídicas, isso garante espaço para planejamento, precaução para o caso de imprevistos acontecerem e assim por diante.
Informe-se a respeito das Deduções Fiscais
Deduções fiscais são possíveis em diversos casos, a depender do ramo de atividade da empresa, elas podem acontecer na forma de redução de alíquotas ou até mesmo completa isenção do pagamento de uma dada taxa, ou imposto.
Revise a legislação ou entre em contato com uma assessoria fiscal capaz de oferecer tais informações, garantindo uma redução no valor pago dos Impostos 2024 de maneira completamente legal.
Conte com uma assessoria capacitada
Por fim, para concluir esta lista, deve-se lembrar da importância de contar com uma assessoria contábil para toda e qualquer movimentação fiscal. Ainda que não seja necessário por lei em diversos momentos, o conhecimento especializado dessas pessoas é capaz de garantir a redução de erros e o risco de pagamentos a maior ou a menor.
Uma assessoria capacitada também será capaz de analisar o histórico de pagamentos de impostos dos últimos 5 anos, para averiguar se há a possibilidade de receber alguma espécie de restituição de valores de impostos.
Converse com especialistas Orconsil a fim de compreender mais detalhes de como a assessoria da empresa funciona.
Elementos para ficar de olho em 2024
O Brasil passa hoje por uma série de reformas na lei tributária. Espaçadas que são, elas acontecem hoje sob dois projetos de lei em tramitação, a PEC 45 e a PEC 110. Nesta segunda, a PEC 110, prevê-se a criação de dois novos impostos, o CBS e o IBS.
Atualmente existem os impostos seguintes e principais:
- Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
- ISS – Imposto sobre Serviços;
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
- PIS – Programa de Integração Social.
A PEC 110 alteraria esses impostos, reunindo-os numa taxa única. O CBS reuniria todas aquelas taxas a respeito de bens e serviços, substituindo impostos hoje arrecadados pela União (PIS e Cofins). O IBS substituiria impostos cobrados pelos municípios e pelos estados, a exemplo do ICMS e o ISS.
A PEC 45, também em tramitação, busca criar um novo imposto, o IVA, que seria sigla para Imposto sobre Valor Agregado. Além disso, seguindo uma tendência já usada em quase 2 centenas de países, ela visaria simplificar o sistema tributário a tal ponto que apenas uma taxa seria aplicada.
Num momento de transição, conte com especialistas Orconsil para ter maiores certezas
Como falado, 2024 se aproxima a passos largos, e muito pode mudar no ano que vem a respeito dos impostos e como pessoas e empresas lidam com eles. Por isso, quer seja para a declaração de impostos 2024, ou mesmo para auxiliar a sua marca no decorrer do período de transição que deve ocorrer num futuro próximo, converse com pessoas especialistas.
Com mais de 45 anos de experiência no mercado, a Orconsil já viu uma série de legislações tributárias sofrerem mudanças, e foi capaz de auxiliar de forma eficiente uma quantidade sem número de pessoas e empresas no decorrer das décadas.
Fundada em 1974, a Orconsil foi parte de mais de 154 projetos de contabilidade consultiva, gestão financeira e mais, sempre oferecendo uma estrutura completa.
Converse agora mesmo com profissionais Orconsil e saiba mais sobre como a marca pode lhe auxiliar. Não deixe de conferir o blog da empresa para conhecer mais sobre o mundo da contabilidade e da especialidade Orconsil.