No mercado de autopeças é importante zelar constantemente pela qualidade das suas peças e acessórios automotivos para se destacar no mercado. Mas esses pontos não serão suficientes se você tiver um preço bem acima da concorrência ou muito abaixo, prejudicando os lucros da sua receita.
Neste artigo, vamos descobrir como precificar os produtos da sua autopeças da forma correta.
Precificar produtos na sua autopeça
Montar um comércio de autopeças não significa apenas encher as suas prateleiras com itens automotivos e abrir o seu comércio diariamente. É preciso conhecer bem cada produto que você está vendendo, suas funcionalidades e diferenciais para poder negociar com seus clientes tirando dúvidas e sugerindo as melhores opções para atender as necessidades e desejos deles.
Uma vez dominando as características dos seus produtos e o mercado de autopeças, você pode seguir o esquema abaixo para obter uma melhor precificação, de modo a garantir o seu espaço em meio a concorrência.
- Fatores internos e externos
Para determinar os preços dos seus itens automotivos, o primeiro passo é considerar fatores internos e externos. Como fatores internos nos referimos aos custos com a compra e manutenção de estoque, deslocamento para entregas a domicílio e frete, sobretudo se você atua com uma loja online.
Os fatores externos se relacionam a quanto os seus clientes podem pagar pelas peças e acessórios que você oferece e o preço médio de venda que a sua concorrência vem cobrando.
Para chegar a um preço de venda inicial, você pode seguir a equação: custo dos produtos + despesas dos produtos + lucro.
- Custos e despesas
Os custos e despesas da fórmula anterior estão relacionados a todos os gastos com a venda das suas peças e acessórios automotivos. Coloque no papel quanto você gasta com água, luz, manutenção do seu estabelecimento e equipamentos, salários de funcionários e impostos. Todos esses fatores precisam ser considerados na hora de fazer o orçamento do seu cliente.
- Lucro
O lucro dos sócios ou proprietários da autopeça é o retorno dos recursos e esforços investidos no seu negócio. Também é importante criar um fundo de reserva para reinvestir parte dos seus retornos financeiros no próprio crescimento do seu negócio, como na reforma do seu estabelecimento, equipamentos mais modernos, melhoria no atendimento, expansão na forma de filiais, etc.
- Se compare com o mercado
Após determinar seus custos, despesas, lucros e preços de venda iniciais, é chegada a hora de fazer uma pesquisa de mercado e comparar os preços dos seus clientes.
Se o seu preço estiver acima do que vem sendo praticado será difícil reter clientes e você deve ajustar esse valor. O mesmo ocorre se o seu preço estiver muito abaixo, pois isso significa que você fez um cálculo equivocado ou que, talvez, esteja trabalhando com itens de qualidade inferior, o que também irá afastar clientes a curto ou médio prazo.
- Não se esqueça da atualização de preços
Após ajustar seus preços iniciais e começar a vender, não pense que está acabado. Seus preços de venda precisam ser ajustados regularmente. Para fazer uma atualização correta é necessário estar atento à inflação, reajuste anual do salário mínimo, mudanças nos preços das peças e dos produtos automotivos e o aumento de suas despesas de manutenção.
Ter uma boa estrutura administrativa, financeira e assessoria contábil adequada é o que permite a sua autopeça se adequar às constantes mudanças, sobreviver e crescer nesse mercado.
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