Abrir um negócio apresenta inúmeros desafios, alguns deles são logísticos, como armazenar todos os produtos antes de vender. Mas e se dissermos que tem como vender sem estoque?
O e-commerce tem passado por inúmeras melhorias possibilitando que os empresários possam diminuir seu investimento inicial, um deles é a possibilidade de vender um produto que não tem em estoque através de uma série de parcerias e soluções.
Curioso para saber como funciona e como aplicar em sua empresa? Continue lendo este texto e descubra.
É legal vender sem estoque?
Uma das principais questões que você pode se perguntar é se vender sem estoque é crime? Contudo, essa não precisa ser uma preocupação.
Vender algo sem ter a mercadoria disponível em posse da sua empresa não é ilegal, desde que o fornecedor ao qual você recorrer realize a entrega ao consumidor final.
Também é importante destacar que é primordial que o prazo de entrega acordado com o cliente seja cumprido. Caso essa condição não seja cumprida, esse ato torna-se crime de estelionato.
Também vale a pena deixar claro que colocar os dados do cliente final para mascarar o envolvimento da sua empresa no processo de venda também é considerado crime, por configurar uma irregularidade fiscal e jurídica.
Sendo assim, é importante que a sua empresa sempre emita nota fiscal de todos os produtos vendidos assim como prestar contas ao governo segundo o nicho de atuação.
6 dicas para começar a fazer agora
Existem inúmeras formas de vender sem estoque, abaixo, você encontra uma seleção das seis melhores formas de fazer isso. Confira:
- Tenha bons fornecedores
A partir do momento que uma relação confiável é desenvolvida, é possível diversificar as formas de entrega e processos a fim de encontrar aquele que melhor funcione para ambas as empresas.
Não somente, com o tempo e a estabilização do negócio é possível conseguir valores diferenciados e uma melhor margem para negociação de prazos e tarifas.
Isso é especialmente conveniente se a sua empresa lida com produtos de fácil logísticas e padronizados como falaremos a seguir.
Outro ponto a se levar em consideração é investigar o potencial dos fornecedores a fim de garantir que eles tenham o SLA desejado.
- Trabalhe com produtos de fácil logística
Quanto menos etapas houver até que consiga enviar o produto para o seu cliente, mais fácil a logística para que consiga vender sem estoque.
Esses são produtos de fácil fabricação, ou seja, aqueles que são padronizados e que podem ser rapidamente produzidos. Essa é uma forma interessante de não perder o prazo final de entrega.
Outro ponto interessante é priorizar aqueles produtos que podem ser entregues de forma simples, através dos correios, por exemplo, evitando transportadoras especializadas.
- Trabalhe com vendas sob demanda
Também conhecido como vendas just in time, trata-se da relação na qual o cliente faz uma compra em seu site e somente depois disso, você vai até o fornecedor para adquirir e enviar exatamente o que o seu cliente enviou.
Aqui, é muito importante ter um relacionamento próximo com o fornecedor, evitando vendas quando o fornecedor não possui um estoque para suprir.
- Programa de afiliados ou revenda
Uma outra forma interessante de conseguir vender produtos sem estoque é promovendo uma loja ou produto específico dentro dessa loja, por exemplo.
Através dos links personalizados, o afiliado pode utilizar várias plataformas online como YouTube, Blog, Facebook, Instagram etc. para realizar vendas e ganhar uma porcentagem de cada uma.
Não é simples realizar esse tipo de venda, já que é necessário criar autoridade na área dos produtos que deseja vender, contudo, com algum trabalho e produção de conteúdo é mais que possível.
- Estratégia de cross docking
Uma estratégia bastante utilizada nessas situações é o cross docking, por ser mais ágil e funciona da seguinte maneira:
Primeiro o cliente realiza uma compra no seu site; o produto é enviado do fornecedor para um armazém ou centro de distribuição e em seguida é enviado para o cliente.
Isso faz com que o processo seja centralizado e tenha maior eficácia na hora de chegar em seus clientes.
- Produtos digitais
Outra forma bastante eficiente de evitar ter que lidar com estoques é vender produtos digitais como:
- E-books com informações ricas;
- Infográficos;
- Cursos;
- Aulas e muito mais.
Sendo assim, vale a pena pensar em qual é sua área de expertise e começar a produzir conteúdo que de fato o seu público pagaria para ter acesso. Aqui, a autoridade é muito importante para o sucesso da estratégia.
Confira também:
Quais as vantagens e desafios de vender sem estoque?
Descubra abaixo alguns dos principais benefícios de vender sem estoque e também os seus principais desafios.
As vantagens
- Pouco investimento inicial
Um dos principais motivos para iniciar um e-commerce sem estoque é justamente o valor de investimento inicial muito menor que a outra opção. Assim, é possível economizar não somente com a compra dos produtos, mas também com a gestão do estoque.
- Flexibilidade
Fique livre para mudar a sua estratégia de vendas e até mesmo os produtos que compõem o seu e-commerce de maneira rápida e sem gerar prejuízos.
- Maior diversidade de produtos
Por não precisar armazenar todos os produtos que se vende no site, é possível aumentar a variedade deles, bastando encontrar novos fornecedores.
Os desafios
- Prazos de entrega maiores
Muitas pessoas escolhem o e-commerce com base no valor e prazo do frete. Ao não ter o produto disponível imediatamente, se corre o risco de evasão de alguns interessados.
- Dificuldade de comunicação com fornecedores
Os fornecedores são peça chave nessa equação. Sendo assim, é de extrema importância a criação de um canal de comunicação que te permita saber em tempo real o estoque de seus fornecedores, evitando vendas vazias.
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