Entregando soluções especializadas e trazendo a cura para diversas dores, a contabilidade para prestadores de serviço garante um bom funcionamento de diversos setores. Pessoas consultoras, especializadas em tecnologia da informação, saúde, limpeza e mais, todas elas podem se encaixar no perfil de prestadores de serviço.
Além de suas atribuições de trabalho, pessoas prestadoras de serviço também contam com algumas responsabilidades perante o Estado. Afinal, como qualquer pessoa empreendedora, prestadores de serviço devem prestar contas ao Fisco por meio de obrigações fiscais, e é exatamente nesse ponto que certos desafios surgem.
Sendo assim, no decorrer deste artigo, a Orconsil procurará explicar melhor como se dá a Contabilidade para Prestadores de Serviço e como ela pode melhor se encaixar na rotina da pessoa empreendedora.
Como se dá a Contabilidade para Prestadores de Serviço?
Sendo diferente em alguns sentidos da contabilidade convencional, esta que é voltada tradicionalmente para empresas, endereçando gestão de estoques, ativos físicos e afins. Ou seja, a Contabilidade para Prestadores de Serviço tem por principal foco os pilares que seguem:
- Gestão de tempo;
- Precificação de serviços;
- Planejamento tributário;
- Controle orçamentário.
Logo abaixo, nos tópicos que representam os pontos da lista acima, a Orconsil explicará os principais elementos a respeito da contabilidade para Prestadores de Serviço. Vale lembrar ainda que as características essenciais do serviço não se limitam a essa lista, já que a depender do recorte de atuação de um caso específico, algumas adaptações devem ser feitas a fim de trazer os melhores benefícios possíveis.
A Gestão de Tempo
O Tempo, talvez este seja o recurso mais valioso para uma pessoa prestadora de serviços. Afinal de contas, com uma otimização do tempo e melhor organização de agenda, é possível fazer uma renda maior em menos tempo. Por isso, associar o estudo do cronograma de trabalho com a contabilidade pode ajudar a reduzir a perda de receitas.
A Contabilidade ainda é capaz de estudar melhor os aspectos financeiros e tributários associados aos prazos e às condições de pagamento, garantindo assim que o fluxo de caixa e o faturamento estejam de acordo com as obrigações de um dado lapso temporal. Isso evita que desorganizações de pagamento resultem em dívidas ou atrasos no cumprimento de obrigações.
A Precificação de Serviços
Além de se atentar à gestão de tempo, outro elemento que conversa diretamente com o primeiro é a Precificação estratégica. Para isso, deve-se levar em consideração não somente o custo de execução das atividades da prestação de serviços, como também levar em conta os objetivos de possível expansão do exercício, a competitividade e as flutuações do mercado.
Em geral, a precificação dos serviços também deverá levar em consideração investimentos no desenvolvimento da pessoa prestadora de serviços, com a finalidade de se tornar uma profissional ainda mais desenvolvida. Ou seja, as margens de lucro também devem trazer a garantia de maior sustentabilidade financeira.
O Planejamento Tributário ideal para Prestadores de Serviços
Outro elemento importante para a Contabilidade para Prestadores de Serviço é o planejamento tributário, que conversa diretamente com a carga tributária. Assim, se a pessoa já está enquadrada em um regime tributário específico, é responsabilidade da pessoa contadora estudar aquela situação e definir se há necessidade ou possibilidade de reenquadramento.
Ainda no tópico do Planejamento Tributário, é cabível o estudo das despesas dedutíveis e os benefícios fiscais aplicáveis ao recorte de atuação específico para aquela pessoa empreendedora. Todo o processo do planejamento tributário deve ser feito não somente de acordo com a legislação vigente, quanto deverá ser orientado pelas práticas tributárias mais atuais e eficientes.
O Controle Orçamentário
Por fim, o Controle Orçamentário deve incluir também o estudo de fluxo de caixa a fim de ajudar a entender sua saúde financeira. É por meio do acompanhamento do fluxo de caixa e o estudo de indicadores de desempenho financeiro que seu contador irá conduzir o controle orçamentário. Com as informações encontradas pode-se:
- Realizar projeções financeiras mais realistas;
- Alinhar objetivos financeiros;
- Criar estratégias de crescimento profissional ou empresarial;
- Melhor guiar a empresa para evitar problemas financeiros antes que eles ocorram.
O controle financeiro e as projeções são, talvez, a coisa mais próxima que se pode ter de uma visão do futuro. A contabilidade oferece a possibilidade de elaboração de relatórios que identificam os períodos em que o Mercado oferece maiores possibilidades de renda e momentos de menor liquidez. Desse modo, você terá uma base financeira mais estável.
A Contabilidade enquanto ferramenta para o benefício de prestadores de serviços
Além mesmo de todos os elementos citados acima, a Contabilidade para Prestadores de Serviço, de uma maneira geral, torna a atuação mais profissional e organizada. Isso garante não somente uma maior lucratividade para a pessoa trabalhadora, como também uma melhoria no relacionamento com clientes, que estarão recebendo faturas mais claras, uma precificação de serviços mais justa e assim por diante.
Conte com o auxílio da Orconsil para realizar a Contabilidade de suas atividades enquanto Prestadores de Serviço
Para que o serviço de contabilidade traga todos os benefícios, é necessário que a assessoria contábil seja especializada no recorte específico de Prestadores de Serviço. Assim, garante-se que todas as regras incidentes sobre essas pessoas sejam seguidas.
Assim, a contabilidade para prestadores de serviços é essencial para o sucesso financeiro e a sustentabilidade dos profissionais deste recorte. Lidando com questões como a precificação, a gestão do tempo e a flutuação do mercado, escolher uma boa assessoria é o primeiro passo para o sucesso da empreitada.
Converse agora mesmo com as pessoas especialistas da Orconsil e entenda melhor nossos serviços!