Fale Conosco

(41) 3246-1526

Onde Estamos

Av. República Argentina, 4922 - Curitiba/PR

NFS-e Padrão Nacional. O que é, e o que muda com a nova NF?

pessoa verificando a NFS-e Padrão Nacional

Saber o que muda na NFS-e Padrão Nacional garante à pessoa empreendedora conhecimento suficiente para executar as mudanças necessárias em seu negócio para respeitar as novas demandas da Receita Federal e do Fisco.

 

A Nova versão da NF, a NFS-E, vem com diversos benefícios burocráticos, por exemplo com a possibilidade de emitir notas fiscais contando com apenas 3 informações: CNPJ ou CPF da pessoa tomadora do serviço; descrição do serviço; e valor da nota.

 

A norma abrange pessoas dotadas de MEI, mas vem associada a diversos outros benefícios, confira esse artigo Orconsil e entenda em detalhes tudo sobre a Nova NF.

 

O que é a NFS-e Padrão Nacional?

Um documento de existência puramente digital, ele é gerado e armazenado eletronicamente no Ambiente Nacional pela Receita Federal do Brasil, ou mesmo pela Prefeitura Municipal, a fim de documentar de forma mais próxima as operações de prestações de serviços.

 

Um dos principais objetivos é harmonizar e centralizar o processo de emissão de notas fiscais. Hoje, coexistem no Brasil, 5.570 legislações que dizem respeito à emissão de notas fiscais (já que esse processo e sua fiscalização são de responsabilidade dos municípios).

 

Empresas, principalmente aquelas que atuam em diferentes estados e municípios, enfrentam o desafio de não somente cumprir com as burocracias, como conhecer grande número de responsabilidades e obrigações acessórias distintas, devidas aos mais diversos órgãos reguladores.

 

O que muda com a nova NF?

Ao oferecer um ambiente controlado e de abrangência nacional, a NFS-e Padrão Nacional visa regulamentar o processo de emissão de notas fiscais de uma forma padronizada a nível nacional. Com isso é possível observar uma maior possibilidade de competitividade das empresas brasileiras pela racionalização das obrigações acessórias (o conhecido Custo-Brasil), assim como o fomento a novos investimentos.

 

Com a simplificação do processo de emissão de notas fiscais, é possível melhorar a qualidade das informações, trazer mais eficiência para a atividade fiscal e reduzir os custos de pessoas empreendedoras com o pagamento de multas ou taxas administrativas por conta de falhas no preenchimento de obrigações.

 

Maior segurança para as partes

Outro grande benefício da NFS-e é a garantia da segurança das partes envolvidas, algo que já era garantido pela NFe, dada à criptografia do documento, mas que ganha uma maior força com a NFS-e. Por meio deste documento não há possibilidade de perda da documentação, danificação da mesma, ou mesmo adulteração de documentos.

 

Com a NFS-e, a transação se torna mais segura, permitindo maior confidencialidade para os dados da pessoa prestadora de serviços e aquela contratante.

 

Porque migrar para a emissão da NFS-e? Qual a diferença dela e da NF-e?

Ambos os documentos são notas fiscais emitidas eletronicamente, com o objetivo de simplificar obrigações tributárias, trazer mais transparência para as informações de mercadoria e serviços, entre outros elementos que são importantes para transações financeiras.

 

Ainda que tenham uma raiz comum, a NFS-e e a NF-e têm estruturas bem diferentes, como já foi possível perceber. Para começar, vamos entender melhor a NF-e.

A NF-e

Voltada para a compra e venda de produtos, tanto em estabelecimentos físicos ou virtuais, a NF-e é emitida digitalmente e transmitida pela Secretaria da Fazenda de cada estado por meio de um arquivo XML.

 

A emissão da NF-e depende do fornecimento dos seguintes dados:

  • Valor completo dos produtos;
  • Dados do destinatário e remetente;
  • Tributos que terão incidência sobre os produtos;
  • CNPJ e Inscrição Estadual do destinatário e remetente;
  • Dados adicionais e informações complementares sempre que necessário;
  • Descrição dos produtos ali transacionados, quer seja sua quantidade, numeração e valores unitários.

 

Para conseguir realizar a emissão, é necessário ter um software de emissão de documentos fiscais eletrônicos, capaz de não somente gerar como gerenciar a NF-e. Por meio desse software é possível encaminhar o documento para a Sefaz, que realizará todas as verificações da documentação.

 

A NFS-e

Sendo ela uma Nota Fiscal voltada para Serviços, é necessária para registrar o oferecimento de alguma prestação, como serviços de assinaturas, saúde, alimentação, construção, reparos, limpeza, transporte e assim por diante. Quaisquer empreendimentos que se enquadrem na categoria de prestação de serviços, devem realizar a emissão desse documento.

 

Para realizar a emissão desse documento, basta oferecer os dados da pessoa física ou jurídica tomadora do serviço, os valores do serviço prestado e a descrição do mesmo.

 

As diferenças da NFS-e e da NF-e também se estendem no universo dos tributos, já que os impostos pagos pela venda de produtos são bastante diferentes daqueles pagos pela prestação de serviços. Ainda que diferentes em atuação, a importância da emissão dessas notas é igualmente relevante, já que na ausência das mesmas, ou emissão errada do documento, existe a possibilidade de multas incidindo sobre a empresa.

 

A importância de estar sempre em dia com a legislação

Nesse exato momento o Brasil passa por uma profunda reforma no sistema tributário, a alguns meses, vemos notícias anunciando novas formas de abordar o pagamento de tributos, emitir notas fiscais, calcular alíquotas e assim por diante.

 

É um momento de transição, algo mais instável, que aponta para um futuro próximo de maior praticidade e simplicidade perante os processos burocráticos impostos pelo Fisco.

 

O que importa nesse contexto atual é criar uma boa rotina perante a nova legislação, procurando estabelecer internamente mecanismos capazes de garantir a concordância com a lei e evitar problemas futuros. Se você tem interesse em investir na adequação de sua empresa de forma concomitante à atualização das leis brasileiras, converse agora mesmo com um de nossos especialistas aqui da Orconsil.

 

A Assessoria Contábil da Orconsil ao seu dispor

Que tal ter uma assessoria capaz de desburocratizar a contabilidade para sua marca, garantindo não somente a concordância de sua empresa perante a lei, como também uma otimização do funcionamento interno de seu negócio?

 

Na Orconsil os profissionais são dotados de anos de experiência contábil, sendo capazes de prestar uma assessoria completa ao seu negócio. Converse agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba mais como nossos profissionais podem lhe auxiliar. 

Facebook
Twitter
LinkedIn