Fale Conosco

(41) 3246-1526

Onde Estamos

Av. República Argentina, 4922 - Curitiba/PR

Imposto de Renda 2022: Como fazer, qual o prazo?

Imposto de Renda 2022: Como fazer, qual o prazo?

Tendo como início a segunda-feira dia 7 de março e por fim o dia 31 de maio, a declaração do imposto de renda 2022 estará disponível por um prazo mais curto que os anos passados, estes que tiveram uma dilatação por conta da pandemia do novo coronavírus.

Vale lembrar aqui que para quem não fizer a declaração dentro do prazo, poderá receber uma multa mínima de R$165,74, que pode variar de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.

Entenda os principais detalhes de como declarar o IR 2022 logo abaixo:

Como realizar a declaração do Imposto de Renda 2022?

Para declarar seu imposto de renda basta ficar de olho em alguns passos essenciais que listamos logo abaixo. Antes de qualquer ato específico, é importante entender mais sobre a isenção do IR 2022, como para o caso de pessoas portadoras de doenças graves, pessoas com rendimentos relativos a aposentadoria, pensão ou reforma, assim como aposentados ou pensionistas com mais de 65 anos.

Uma vez que entenda mais sobre essas isenções, se você ainda tem um rendimento tributável acima de R$ 28.559,70, podemos partir para os passos seguintes:

Reunião de documentos

Reúna todos os documentos relevantes ao Imposto de Renda. Desde extratos bancários, resumos de investimentos, documentos de propriedades e assim por diante. Lembre também de reunir os dados de identificação de todos os seus dependentes, já que os mesmos devem ser discriminados na declaração do IRPF 2022;

Acessar o programa do imposto de renda da Receita

Acesse o programa de Imposto de Renda e gere sua declaração pela plataforma. Essa que foi completamente otimizada este ano, sendo compatível com o PIX, tanto para o adimplemento do imposto quanto para o pagamento da restituição;

Escolher tipo de declaração

Na plataforma você precisará escolher o tipo de declaração que deseja fazer. Quer seja criar uma nova declaração, importar os dados da declaração anterior, que poderão ser aproveitados parcialmente ou integralmente, e por fim, a possibilidade de importar uma declaração pré-preenchida, feita automaticamente pelo sistema;

Preencher campos

Com a escolha do tipo de declaração, com todos os documentos em mãos e as isenções em mente, basta preencher os campos diretamente no programa do IRPF da Receita Federal;

Revisar dados do seu Imposto de Renda

Por fim, basta dar aquela última revisada, a fim de garantir que está tudo certo, e submeter. Caso tenha cometido algum erro, é possível editar a declaração diretamente no sistema.

Ainda achou complicado? Não se preocupe: com o auxílio dos profissionais certos você poderá realizar a declaração de seu imposto de renda sem mais delongas.

Procure auxílio com a Orconsil

Como você já sabe, nós aqui da Orconsil somos especialistas no mundo dos tributos. Quando o assunto é o Imposto de Renda 2022, não seria diferente. Converse com um de nossos especialistas e consiga acesso a informações e direcionamentos únicos a respeito do mundo da contabilidade.

Um grande abraço e nos falamos muito em breve. Até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn