Fale Conosco

(41) 3246-1526

Onde Estamos

Av. República Argentina, 4922 - Curitiba/PR

Contabilidade para médicos: como se tornar PJ e reduzir taxas?

contabilidade para médicos

Pouco a pouco, mais e mais médicos passam pela transição de CLT para PJ. Esse fenômeno conhecido como “pejotização” é forte nesse recorte por conta de uma possibilidade de reduzir taxas por meio da boa escolha de um regime tributário ideal. E com isso, muitos buscam uma contabilidade para médicos.

No presente artigo exploraremos melhor como uma pessoa médica pode se tornar PJ, assim como alguns dos benefícios que estão associados a essa iniciativa.

Se ao fim de sua leitura você tiver alguma dúvida acerca do processo, não hesite em falar com um de nossos profissionais.

Como se tornar Médico PJ

Para abrir um CNPJ, uma pessoa médica precisa do auxílio de um escritório de contabilidade, ou ao menos um profissional especialista na área. O suporte garante que todos os passos serão seguidos corretamente, permitindo a criação de uma empresa plenamente funcional e capaz de atuar no Mercado.

No momento de abertura, uma conversa precisa ser tida a respeito do modelo a ser escolhido: uma Microempresa; uma Empresa de Pequeno Porte; ou mesmo, uma Empresa de Médio Porte. O que definirá tal escolha é tanto o faturamento quanto os serviços oferecidos e a quantidade de colaboradores ou sócios.

O Regime Tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), também precisa ser escolhido, e esse ditará as alíquotas que serão impostas às movimentações financeiras, assim como o teto de faturamento.

Existe alguma forma de reduzir taxas?

Por meio de um breve estudo de caso, a pessoa contadora que presta assessoria para a sua marca poderá encontrar o melhor modelo possível para sua atuação. De uma maneira geral, para o médico PJ que deseja atuar junto a hospitais, clínicas e UBS, sem interesse de possuir seu próprio estabelecimento, o Simples Nacional e o Lucro Presumido são a melhor escolha.

Desde que o faturamento não exceda R$ 15.000 a R$ 20.000 ao mês, é recomendável o Simples Nacional, por conta de uma burocracia extremamente reduzida e taxas diminutas. Algo que precisa estar no radar de contabilidade para médicos é a atenção às obrigações fiscais, essas que são bem presentes no Simples e que são essenciais para a manutenção do status de legalidade do médico PJ.

Diversas vantagens estão associadas à atuação de um médico PJ

Com a abertura de um CNPJ, o médico autônomo tem uma vida mais organizada, maiores oportunidades de crescimento profissional, a partir de parcerias com diversas instituições, redução no pagamento de impostos e taxas e uma série de outros elementos que podem facilitar imensamente a rotina da pessoa médica.

O único ponto que exige esforço é a atenção para a contabilidade, essa que pode ser facilitada por meio do apoio e assessoria de profissionais contábeis, como os que você encontra aqui na Orconsil.

A Orconsil ao seu lado

Desburocratize a rotina de contabilidade para médicos por meio dos serviços oferecidos pela Orconsil. Oferecendo inovação máxima quando o assunto é assessoria a Médicos PJ, nossa empresa pode acompanhar você desde o momento de abertura de seu CNPJ, até os demais passos da rotina de manutenção do status de legalidade de sua marca.

Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais.

Facebook
Twitter
LinkedIn